Menu

Ator Josiel Costa se destaca em peças de teatro na capital paulista; ele nasceu em SP, mas passou infância e adolescência em SRN 

26 JUL 2017
26 de Julho de 2017

Apaixonado por artes cênicas, o ator Josiel Costa, tem dedicado especial atenção à sua formação artística na capital paulista, onde já atuou em oito peças de teatro e um curta metragem. Nascido em São Paulo, mas crescido em São Raimundo Nonato (PI), onde passou toda sua infância e parte da adolescência, o ator “paulistino”, aproveitou as férias de julho para visitar familiares, amigos, “repor as energias” e desenvolver uma pesquisa na região, que deve resultar em novo trabalho em breve, inclusive, envolvendo estórias de personagens da região.

Josiel Costa visitou o Parque Nacional Serra da Capivara no último domingo (23), patrimônio cultural da humanidade e concedeu entrevista à Rádio Cultura FM de São Raimundo Nonato, nessa quarta-feira (26), onde falou sobre sua carreira. Na ocasião ele destacou sua formação artística e seu interesse pelo teatro, o cinema e a televisão. Falou ainda a respeito das peças teatrais em que atuou em São Paulo, inclusive seu último trabalho - Ralé de autoria de Gorki e direção de Ipojucam Pereira, onde deu vida ao personagem Andrey.

Sobre o personagem Andrey, Josiel afirmou que teve a oportunidade de encarnar o personagem por inteiro, com aquele trabalho de entrega do ator. Onde deixou o cabelo e a barba crescer por três meses, e nesse período de construção do personagem já recebia vários apelidos. Para ele foi uma verdadeira entrega ao vivenciar Andrey. Nesse sentido, ele destaca que a arte é transformadora e o teatro tem uma mensagem com essa capacidade de transformar, de tocar.

Além do trabalho citado, Josiel Costa atuou em outras peças na capital paulista, como: A Moreninha de Joaquim Manuel de Macêdo, com direção de Wanderley Martins; Boca de Ouro de Nelson Rodrigues, sobdireção de Carolina Costa; Antes que me esqueça de Jorge Andrade e direção de André Haidamus. Já no cinema o ator fez parte do elenco do curta metragem “Artigo 213” produzido pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, com temática relacionada ao crime de estupro previsto pelo artigo de mesmo número no Código Penal.

Sobre seus trabalhos no teatro, Josiel destacou na entrevista à emissora, que se permitiu crescer como ator, e falou do retorno alcançado através das artes cênicas, onde tem a oportunidade de manter contato com profissionais importantes para sua formação artística. “eu faço teatro profissionalmente há cinco anos lá em São Paulo, [...] trabalhos que me renderam evolução, conhecimento e visibilidade, pois nesse meio a visibilidade conta. Essas oito peças foram um divisor de águas” disse o ator na entrevista.

Na entrevista ele disse que está em São Paulo, mas sempre com um pé aqui no Piauí, pois tem um carinho especial pelo estado, principalmente pela região da Serra da Capivara, onde ainda tem o desejo de morar. “Se não fosse o sonho de ser ator eu moraria em São Raimundo, uma cidade super acolhedora”. Sobre a visita afirmou que precisava vir, pois já estava com desejo sondar como está a cultura, e fazer uma pesquisar para um trabalho que pretende desenvolver. “Eu vim tanto para ver a família como para fazer essa pesquisa para um espetáculo que pretendo trazer para São Raimundo Nonato no próximo ano” falou.

Segundo o ator, o espetáculo que pretende trazer para São Raimundo Nonato será um pouco do que tem vivido e aprendido, para transmitir seu conhecimento em artes cênicas para aqueles que gostam e muitas vezes não tem acesso. Ao finalizar a entrevista à Rádio Cultura FM, Josiel Costa, disse que volta para a cidade de São Paulo agora no fim do mês de julho, e ele lembrou que a arte é transformadora e toca as pessoas, por isso, pretende aproveitar o tem aprendido e passar adiante esse conhecimento para outras pessoas na região.

Rádio Cultura FM de São Raimundo Nonato

www.radioculturafm105.br
Voltar

Rádio Educativa Cultura FM 105,9 Mhz - 2015
São Raimundo Nonato - (PI) - Brasil
(89) 3582-2846